SAN SALVADOR DE JUJUY, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

San Salvador de Jujuy é a capital da província de Jujuy, localizada no nordeste da Argentina. A cidade está situada ao sul da província, entre os rios Grande e Xibi Xibi. San Salvador Jujuy tem uma população de 237.751 habitantes e é chamada afetuosamente como a “La Tacita de Plata”. Próxima aos Andes, S.S. de Jujuy está a 1238 metros acima do nível do mar. A população de Jujuy tem maior características aborígenes, do que no restante do país. A província faz fronteira com Chile e Bolívia ao norte e com a província de Salta ao sul.

San Salvador de Jujuy pertence a rede de Mercocidades, que engloba por 180 municípios dos países membros do Mercosul.

História

Houve três fundações no Vale de Jujuy. A primera se chamou Ciudad de Nieva, fundada por Gregorio de Castañeda em 20 de agosto de 1561, por ordem de Juan Pérez de Zurita, governador de Tucumán, onde atualmente se localiza o barrio “Ciudad de Nieva”. Na segunda fundação, a cidade ganhou o nome de San Francisco de Alava, em 13 de outubro de 1575 por dom Pedro Ortiz de Zárate, no local em que os rios Grande y Xibi Xibi se unem, conhecida como Punta Diamante. A fundação definitiva foi realizada por Francisco de Argañarás y Murguía con o nome de “San Salvador de Velazco en el Valle de Jujuy”, em 19 de abril de 1593, onde atualmente está localizada a praça Belgrano.

Depois de varias tentativas frustradas dos espanhóis em tomar a área dos Jujuy, da etnia Omaguaca, iniciou-se um cerco em torno dos índios, transformando o local em importante escala de comércio de Tucamán com o Peru e o Alto Peru. Durante a Guerra de Independência argentina, no início do século XIX, Jujuy foi um dos principais baluartes, encontrando-se muitas vezes no plano de frente da guerra. Transformou-se em capital da província desde o momento em que a província de Jujuy se separou de Salta, em 1834.

Futebol em San Salvador de Jujuy

A Província de Jujuy tem uma longa história de grandes partidas em suas ligas. Sua equipe mais representativa é o Club Atlético Gimnasia y Esgrima, que jogou as divisões de acesso, obtendo seu melhor resultado em 1994, com o acesso à primeira divisão do futebol argentino.

Em 2000, o clube voltou a competir na segunda divisão repetindo a conquista alcançada em 1994 no ano de 2005.

Nos jogos disputados em seu estádio, é possível de ver o fanatismo que seus torcedores têm pela instituição.

Atualmente, a província tem no clube o único representante do futebol profissional (segunda divisão).

Lugares Turísticos

A Casa do Governo

Um edifício interessante, ao unir elementos coloniais espanhóis com neoclássicos italianizantes, além de conter influência dos franceses da Bella Epóque.

Catedral

A Catedral de Jujuy data do século XVII. Em seu interior está uma das obras de arte que perduram desde a época colonial e que pertencia à ingreja matriz: o púpito. Se trata da mais importante do país por sua composição, tempo de existência e dos temas representados. Foi talhado em madera de ñandubay e cedro.

Situada no mesmo solar que a igreja Matriz, a Catedral de San Salvador de Jujuy foi fundada no mesmo ano da capital da província, 1593. Construída em frente à plaza General Belgrano, é um dos templos mais harmoniosos do noroeste argentino, e possui um dos púlpitos mais destacados dopaís. Este templo católico foi elevado à categoria de Catedral em 1935, quando se criou o Obispado de Jujuy. Desde o ano de 2004, no local, estão os restos mortais do cânone Juan Ignacio Gorriti e de seu irmão José Ignacio Gorriti.

Basílica de San Francisco

Ganhou o título de basília em 14 de julho de 2009, após o reconhecimento do Papa Benedicto XVI. Trata-se da primeira construção levantada por franciscanos entre os anos de 1611 e 1618. Como a maioria dos edifícios realizadas em adobe, foi várias vezes recontruída. O templo atual contém uma torre de quatro corpos, com uma imagem de São Francisco em cima e uma fachada de dois pisos. Do interior, composto por três compartimentos, uma cruz e uma cúpula octogonal, em que se destaca o púlpito. O templo moderno dos franciscanos, foi reconstruído em 1927, no espaço em que antes se localizada a antiga igreja da ordem nos tempos da colônia espanhola. Edificada com um estilo de corte italiano, combina elementos barrocos e neomanieristas, conta com uma decoração interior e abriga um museu de arte sacra.

Museu de Arte Sacro

Nas laterais da Igreja de São Francisco, funciona um museu de Arte Sacro, construído em dois andares. Contém objetos de prata, móveis, esculturas e instrumentos musicais pertencentes aos franciscanos, que chegaram a Jujuy em 1599.

Cristo de La Hermandad

Está localizado em uma das esplanadas situadas a oeste da cidade, onde se pode admirar o vale de San Salvador de Jujuy. É acessada por uma pequena borda de terra. É um trabalho de madeira feita com peça única, em 2000, pelo artista chileno Luis Sissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...