Apresentação
San Juan é a capital da província que leva o mesmo nome. Sua população é de 112.778 habitantes (421.640 se considerarmos a Grande San Juan). A cidade está situada a 650 m acima do nível do mar e é conhecida como a capital do Hóquei em Patins. San Juan fica ao Sul da província e está localizada ao noroeste da Argentina, fazendo divisa com o Chile, com a província de La Rioja (ao norte) e com as províncias de San Luís e Mendoza (ao sul).
História
Os primeiros habitantes de San Juan foram os Huarpes, uma tribo indígena. Em 13 de junho de 1562, Juan Jufré de Louyza y Montese fundou a cidade, homenageando seu patrono, San Juan Bautista. Em 1776, a cidade foi separada do Chile e passou para o controle do Reino do Rio da Prata, como parte da provincia de Tucumán. Após algumas trocas, em 1820 garantiu a independência passando a fazer parte da província de San Juan. No século passado, a cidade sofreu com alguns terremotos. O maior, em 1944, atingiu a marca de 7,8 na escala Richter, com uma estimativa de 10 mil metros. Nos anos de 1970, 1978, 1989 e em 2001 recebeu o mundial de Hóquei em Patins. Em três edições, o torneio foi conquistado pela Espanha. A Argentina foi campeã apenas em 1978.
Futebol em San Juan
O forte de San Juan é o Hóquei em Patins. No entanto, a cidade é representada na segunda divisão argentina pelo San Martín. A equipe disputou a primeira divisão apenas duas vezes: nas temporadas de 1970 e em 2007/08. Apesar de não ter conquistas, trata-se de um clube centenário, fundando em 1907. A cidade ainda conta com outros dois times: Club Sportivo Desamparados e Club Atlético de la Juventud Alianza.
Lugares Turisticos
Catedral
Obra do prestigiado arquiteto de Mendoza, Daniel Ramos Correa, foi inaugurada em 16 de dezembro de 1979. O sino é uma agulha de 51 metros de altura e com um mirante a 33 metros do solo. Tem um relógio Big-Ben que acompanha, a cada 15 minutos, a vida cotidiana da cidade. Para se adentrar o templo, há um portal de bronze esculpido em Faenza (Itália) com baixos relevos de Santa Rosa de Lima, San Luis, Rei de França, o apóstolo Santiago, Santa Ana e vários escudos e emblemas. No subsolo da igreja está a cripta com os túmulos dos bispos e a capela do Frei Justo Santa María de Oro.
Praça 25 de maio
É a praça principal de San Juan. É um espaço verde de características pitorescas. Também se encontram lá as estátuas, com mais de cem anos de idade, de Domingo Faustino Sarmiento (um dos heróis argentinos) e do Frei Justo Santa María de Oro. A fonte central foi reformada em várias ocasiões.
Praça Aberastain
Esta praça é uma homenagem ao "Mártir de La Rinconada" Antonino Aberastain (1810-1861), que foi advogado e governador da província. Está muito bem cuidada e se caracteriza por sua limpeza permanente. No centro está a estátua de Aberastain.
Ruas Rivavia e Tucumán
Nelas se concentram a atividade comercial mais intensa da cidade. Lá se encontraram lojas como a Galería Central, Galería Paseo del Sol, Galeria Factory e a Galería Epicentro.
Centro Cívico
Localizado no extremo oeste da cidade de San Juan, o Edifício do Centro Cívico se caracteriza por sua acentuada horizontalidade, com fachadas longitudinais que formam um padrão homogêneo. Trata-se de uma arquitetura sistêmica, organizada numa base de célula modulada. A estrutura do prédio, feito de concreto, e a pintura valorizam os materiais característicos deste trabalho representativo da arquitetura do neobrutalismo. É o edifício mais alto da cidade e possui características típicas de escolas arquitetônicas dos anos 1960, mas também abrindo um espaço para um conceito arquitetônico moderno e próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário