SALTA, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

Salta é a capital da província de mesmo nome, localizada na Argentina. Sua população é de 462.051 habitantes, o que a transforma na oitava maior metrópole da Argentina. A cidade está situada a 1187 m acima do nível do mar. É uma das cidades mais importantes do noroeste do país e é conhecida como La Linda, em referência à beleza de sua arquitetura colonial.


A cidade fica a noroeste da província de Salta e faz divisa com Jujuy e a Bolívia (ao norte), com a província de Catamarca e Sargento Del Estero (ao sul), e com as províncias de Chaco e Formosa (à leste), além do Chile (à oeste). Por sua localização e seu forte poder agrícola, a cidade é uma importante ligação entre o norte da Argentina, o norte do Chile e o sul da Bolívia.

História

Salta foi fundada em 16 de abril de 1582 pelo español Hernando de Lerma, com o objetivo de criar uma escala na rota entre Buenos Aires e Lima. Fez parte do vice-reinato do Peru até 1776, quando foi transferida para o vice-reinato do Rio da Prata, até passar para o território argentino após a independência do país. Depois disso, a cidade passou por um período de crise financeira, que começou a acabar com a chegada de imigrantes espanhóis, italianos e árabes. Desde meados do século XX, a cidade experimenta um crescimento demográfico acelerado, passando de 115 mil habitantes em 1960, para quase 500 mil na atualidade.

Futebol em Salta

A Província de San Juan vem desenvolvendo um crescimento em suas participações nas competições oficiais de futebol na Argentina. O melhor exemplo atualmente é o Clube Atlético San Martín, de San Juan, que joga na segunda divisão.

Um dos momentos mais importantes do futebol na província foi durante o acesso do Club Atlético San Martín para a primera divisão, conquistado na temporada 2006/2007.

O clássico mais importante da província é disputado entre o Club Atlético San Martín y el Club Sportivo Desamparado, equipe que joga atualmente na terceira divisão.

A característica distingue os torcedores de San Juan para os demais é no espetáculo de suas torcidas, que são caracterizados por suas bandeiras e fogos de artifício coloridos.

Lugares Turisticos

Museu da cidade – Casa de Hernández

Construída em 1780, e com marcas arquitetônicas do século XVII, a casa foi construída para ser comércio no térreo e moradia no andar superior. Apesar de ter o nome do fundador da cidade, a casa nunca pertenceu a Hernández. A única referência a ele, está em um documento referente a loja localizada no térreo. No interior do museu, encontram-se objetos e móveis dos séculos XVIII e XIX, mostrando como era a vida em Salta.

Praça 9 de Julho

É o centro histórico da cidade de Salta. É composta por palmeiras e arcos. Nela ficam a catedral e outros edifícios coloniais, como o Cabildo, mais antigo monumento da cidade, criado junto com a fundação da cidade.

Cabildo

O Cabildo é o mais antigo edifício da cidade, fundado em 1582. Foi sede do governo da cidade de 1626 a 1888. Foi reconstruído em 1676 e pela última vez em 1780. Ainda em 1945 foi restaurado pelo arquiteto Mario Buschiazzo. Atualmente, em seu interior, conta com o Museu Histórico do Norte da Argentina, no piso térreo, e o Museu Colonial de Bellas Artes no piso superior.

Basílica e Convento de São Francisco

A Basílica e o Convento de São Francisco são templos católicos da Ordem Franciscana localizado na cidade de Salta. Construído em 1582, foi eleito como Monumento Histórico Nacional em 14 de julho de 1941. Apesar de ter passado por diversos incêndios, o local é um dos mais conservados da Argentina e contém a mais alta torre de sino da América do Sul, com 54 metros de altura. A fachada tem influência italiana e sua arquitetura remete aos séculos XVIII e XIX.

Teleférico

O Teleférico da cidade de Salta fica próximo à rodoviária, na esquina da rua San Martín com a rua Hipolito Irigoyen. O teleférico leva ao topo de uma colina com vista panorâmica de Salta e dos arredores. No local, existe um bar em um terraço aberto, muito aprazível em dias quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...