MENDOZA, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

Mendoza é a capital da província de mesmo nome, localizada na Argentina. Sua população é de 110.993 habitantes (848.660 considerado a região metropolitana da “Grande Mendoza”). A cidade está situada a 746 m acima do nível do mar e fica ao norte da província, que está localizada no oeste da Argentina. Mendoza fica ao pé da Cordilheira dos Andes e é famosa pela vasta produção de vinhos e azeite. A cidade fica muito próxima à divisa com o Chile.

História

Fundada em 2 de março de 1561, Mendoza surgiu como forma de povoar a região de Cuyo e servir de base para aqueles que desejavam cruzar a Cordilheira dos Andes. Além disso, o local era utilizado como passagem entre as cidades de Santiago e o Rio da Prata. A fundação foi realizada pelo governo da Captania Geral do Chile, parte do vice-reinato do Peru.


Por 225 anos a cidade fez parte da Captania do Chile. Em 1776, Mendoza passou a fazer parte do Vice-Reinato do Rio da Prata, que futuramente seria a Argentina.

Futebol em Mendoza

A Província de Mendoza vive seu momento futebolístico mais importante, pois uma de suas equipes, o Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba não só representa a província na primeira divisão do futebol argentino, como também faz parte da Copa Libertadores 2011.

A província é representada na segunda divisão pelo Club Sportivo Independiente Rivadavia e na terceira pelo Deportivo Maipú. É característico da torcida de Mendoza,o maciço comparecimento aos estádios.

Uma paixão que é observada em patidas das equipas, com cânticos durante a partida, além da presença de buzinas e bandeiras nas arquibancadas.

Lugares Turisticos

Avenida Arístides Villanueva

É o local mais badalado da vida noturna de Mendoza. Lá estão localizados bares, pubs e discotecas, em que os jovens da cidade se divertem. É um local de encontro para aqueles que desejam realizar uma pré-balada.

Vinícolas

Com solo favorável e responsável por 70% da produção argentina, Mendoza é conhecida como a terra do vinho. Por isso, existem diversas vinícolas abertas à visitação. Duas principais opções são as centenárias Bodegas e Viñedos Santa Ana. Além de conhecer e degustar vinhos, é possível admirar a beleza dos prédios com arquitetura do século XIX.

Museu San Felipe

Trata-se do Museu do Vinho, pertencente à vinícola Rural. As visitas são gratuitas, desde que não haja degustação, petiscos ou almoço. As visitas são conduzidas por guias turísticos locais. O museu conta a história do vinho na região de Mendoza.

Parque General San Martín

Fundado em 6 de novembro de 1896, o Parque General San Martín se estende por 307 hectares de área cultivada. Seu paisagismo foi feito pelo arquiteto francês Carlos Thays e, em seus domínios, conta com mais de 300 espécies originárias da América do Norte, Ásia, Europa e Austrália.

Catedral de Loreto

A Catedral de Loreto é o principal ponto católico da cidade de Mendoza. Localizado em frente à Praça Domingo Faustino Sarmiento, o templo é composto por diversos vitrais e tesouros da arte religiosa, incluindo antigas peças vindas da França. Tem uma planta retangular e é composta por três naves. Seu interior é barroco-romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...