LA PLATA, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

La Plata é a capital da província de Buenos Aires, Argentina. Sua população é de 563.943 habitantes. Situada a 26 m acima do nível do mar, La Plata fica ao nordeste da província, que está localizada no leste da Argentina. A cidade está próxima da foz do Rio da Prata e também da cidade de Buenos Aires, mas precisamente ao sul da capital do país. Já a província de La Plata faz divisa com Rio Negro e La Pampa (à oeste), com Córdoba, Santa Fé e Entre Rios (à norte da província), e com o Oceano Atlântico (à leste e à sul).

História

Fundada em 19 de novembro de 1882, por Dardo Rocha, La Plata surgiu para tornar-se capital da Província de Buenos Aires, já que a cidade de mesmo nome havia se tornado Distrito Federal. Além de estar geograficamente bem localizada (tanto para a prática agrícola quanto para comunicação com outras cidades), La Plata foi fundada no local onde está por estar muito próximo à capital do país. Em 1952, após a morte de Evita Perón, a cidade passou a chamar-se “Eva Perón”, voltando ao nome original em 1955, após a queda do governo de Juan Domingo Perón.Em 1998, a cidade foi eleita pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

Futebol em La Plata

La Plata é a capital da Província de Buenos Aires, uma província que tem a maior representação no futebol argentino profissional com 36 equipas, 10 das quais competem na primeira , 4 na segunda e 22 na Terceira Divisão.

Entre as equipes mais importantes do ponto de vista de conquistas internacionais estão o Club Atlético Independiente e o Club Atlético Estudiantes, com muitas conquistas para ambas as equipes em todo o mundo.

Devido ao grande número de equipes profissionais, Buenos Aires têm vários clássicos em seu território. Destaque para o jogo entre Club Atlético Independiente e Racing Club, que paralisaram cidades, assim como contestar o Clube Atlético Estudiantes contra Club de Gimnasia y Esgrima, da cidade de La Plata. Há também as partidas que são simpaticamente chamados clássicos de bairro, como o jogo entre Club Atlético Banfield e Atlético Lanús Club.

A cidade de La Plata, uma das sedes para a Copa América, é caracterizada pelo fanatismo de seus habitantes, e de suas equipes mais importantes, como o Club Estudantes e o Club Gimnasia, que possuem grandes torcidas e fazem um clássico de grande expressão quando se enfrentam.

Lugares Turisticos

Teatro Municipal Coliseu Podestá

Em forma de ferradura ao estilo italiano, o Teatro Muncipal Coliseu Podestá foi inaugurado em 1886 com a ópera “O Barbeiro de Sevilla”. Até hoje recebe importantes companhias de teatro, algumas, inclusive, antes de chegarem à capital do país.

Plaza Moreno

É a mais importante praça da cidade. Está localizada no centro da cidade, além de ser seu Marco Zero. É uma das maiores praças da Argentina, com oito hectares de extensão. Na praça, estão localizados dois dos maiores monumentos da cidade: o Palácio Municipal, prédio de 1883, sede do poder executivo da província, e a Catedral.

Banco da Província de Buenos Aires

Fundado em 15 de janeiro de 1822, é o mais antigo banco da América espanhola e um dos mais importantes da Argentina na atualidade. Foi a primeira sociedade anônima privada do país. Chegou a ser um banco estatal durante o governo de Perón, período em que abriu diversas sucursais pela Argentina.

Catedral de La Plata

A Catedral Metropolitana de La Plata “Imaculada Concepción” é o principal templo católico da cidade de La Plata e um dos maiores da América Latina. Inspirada nas catedrais de Amiens (FRA) e Colônia (ALE), teve a pedra fundamental lançada em 1884. Em 1902, foi fundada a Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Em 1932, começou a funcionar o templo maior da Catedral. Em 1998, ela foi restaurada, tendo suas obras concluídas em 1999. A igreja tem piso feito em pedra granita polida, possui 89 janelas e 39 vitrais de origens francesas e alemãs. As torres têm 112 metros de altura e é a segunda mais alta da América. Em 1994, foi considerada uma das 10 catedrais mais importantes do mundo.

Igreja de São Francisco de Assis

Declarado como monumento histórico provincial em 1975, a Igreja de São Francisco de Assis é conhecida por ter realizado o casamento de Juan Domingo e Eva Perón em 10 de dezembro de 1945. A igreja foi fundada em 1922, tem o estilo neo-romântico e pertence à Ordem dos Franciscanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...