CÓRDOBA, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

Córdoba é a capital da província que leva o mesmo nome. Sua população é de 1.309.536 habitantes, o que a transforma na segunda maior cidade do país, atrás da capital Buenos Aires. Córdoba está situada a 544 m acima do nível do mar e fica ao centro da província, que está localizada no centro da Argentina. A cidade está limitada pelo Departamento de Colón (ao norte, parte do leste e o oeste) e ao Departamento de Santa Maria (ao sul e parte do leste e oeste). A cidade é cortada pelo Rio Suquía. A província de Córdoba, por sua vez, está limitada por Santa Fé (a leste), Buenos Aires e La Pampa (ao sul), San Luís e La Rioja (a oeste) e Catamarca e Sargento Del Estero (ao norte).

História

Córdoba foi fundada em 6 de julho de 1573 pelo espanhol de Sevilla, Jerónimo Luis de Cabrebra, para servir como refúgio dos espanhóis contra os indígenas. Assim, os espanhóis colonizadores puderam utilizar o povoado para comercializar e se hospedarem sem distúrbios.

Em 1806, Córdoba tornou-se a capital do Vice-Reinato do Rio da Prata durante as invasões inglesas. Em 1955, novamente tornou-se capital. Dessa vez, da Argentina, no início da Revolução Libertadora, ou Ditadura Militar Argentina. Em Córdoba está localizada a universidade mais antiga da Argentina e a quarta mais antiga da América, fundada em 1613. Em 2006, a cidade foi considerada a capital americana da cultura.

Futebol em Córdoba

Córdoba é uma província que se destaca pelo fanatismo dos seus torcedores. Confrontos entre as equipes na província tem um grande destaque, independentemente do torneio que seja disputado ou a posição das equipes na tabela.

As torcidas sempre estão presentes no estádio, quase inteiramente com as cores que representam suas equipes. Os dias que antecederam as partidas, há, nas ruas da cidade brincadeiras, entre os torcedores rivais. O clássico mais popular da província é entre o Clube Atlético Belgrano e o Atlético Talleres Club.

Atualmente há duas equipes na segunda divisão do futebol argentino: Club Atlético Belgrano e Instituto Atlético Central.

Na terceira divisão do futebol argentino, 5 equipes desta província competem e estão em franca expansão. Um deles é o Club Atlético Talleres, campeão da Copa CONMEBOL em 1999.

Lugares Turisticos

Bairro Nova Córdoba

Nova Córdoba é um importante bairro da cidade, localizado no centro-sul da cidade. Junto do centro, é um dos locais mais dinâmicos da vida econômica, cultural e recreativa da cidade. É um dos bairros mais povoados da cidade e com o maior número de migrantes de outras localidades da Argentina. O bairro conta com muitos bares, pubs, livrarias, academias de ginásticas e lojas de roupas. Além disso, conta com muitos museus e edifícios antigos, entre eles, o Museu Evita, localizado dentro do Palácio Ferreyra.

Mansão Jesuíta

A Mansão Jesuíta é um dos cartões postais mais importantes da cidade. O local foi tombado como patrimônio cultural pela UNESCO em 2000. Ela é composta pela Capela Doméstica, Colégio Nacional de Monserrat, Igreja Companhia de Jesús, a antiga sede da Universidade de Córdoba e a antiga residência dos jesuítas. O Colégio Nacional compreende hoje um museu e uma biblioteca. Já a Igreja da Companhia de Jesús ainda existe como igreja, e oferece missa aos fiéis.

Praça San Martín

É um parque verde localizado em Córdoba. Trate-se do Marco Zero da cidade. Foi criado em 1577, e em seus arredores estão o Cabildo e a Igreja Catedral. Durante a época colonial, o local era localizado para feiras livres. Hoje, o local ostenta alguns monumentos e folhas caducas, que no outono e inverno perdem suas folhas, dando um ar de praças europeias.

Canais de Córdoba (La Cañada)

Os Canais de Córdoba são construções feitas para conter um dos braços do rio Suquía, principal rio da cidade. Foi construído em 1671 por Andrés Jiménez de Lorca. O local foi eleito por moradores da cidade como o segundo mais belo monumento, em uma votação das Sete Maravilhas de Córdoba. O canal tem 3 Km e desemboca no Rio Suquía .

Museu Superior de Bellas Artes – Evita

É um dos museus mais importantes da Argentina. Localizado no centro de Córdoba, foi inaugurado em 17 de outubro de 2007 no Palácio Ferreyra, um edifício construído em 1916. O museu conta com acervo próprio composto por pinturas, esculturas, grafismos e principalmente fotografias de artistas da Província de Córdoba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...