BUENOS AIRES, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

Buenos Aires é a capital e a principal cidade da República da Argentina. Sua população esta acima dos 3 milhões de habitantes (e quase 13 milhões considerado a região metropolitana da Grande Buenos Aires, a segunda maior da América do Sul, atrás apenas de São Paulo, no Brasil). Situada a 25 m acima do nível do mar, Buenos Aires fica na costa leste da província que leva o mesmo nome. O Rio de la Plata e o Riachuelo são os limites naturais da cidade, na direção leste e sul. Cidade com forte influência europeia, Buenos Aires recebe anualmente mais de 5 milhões de turistas e oferece diversificadas atrações, além de 3.500 restaurantes, 200 teatros e 200 cinemas.

História

A cidade de Buenos Aires foi fundada duas vezes: a primeira em 3 de fevereiro de 1536, por Pedro de Mendoza, e em 11 de junho de 1580, por Juan de Garay. Na primeira vez, a cidade foi arrasada pelos índios que por ali residiam. Assim, a cidade teve que ser reinaugurada. Na duas ocasiões, a cidade pertencia ao vice-reinado do Peru. Em 1776, a cidade transformou-se em capital do recém criado vice-reinado do Rio de la Plata, que, com o passar do tempo, tornou-se Argentina. Foi tomada 1806, durante as invasões inglesas. Em 1810, os locais expulsaram os colonizadores e fundaram um próprio governo. Em 1880, ganhou o título de capital do país. Hoje, a cidade concentra as maiores empresas, universidades e colégios da Argentina. Buenos Aires orgulha-se de ter o primeiro metrô da América Latina e de ter sido considerada a cidade do design em 2005, pela UNESCO.

Futebol em Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, é considerada uma das capitais do futebol mundial. Aqui estão as duas mais importantes equipes do país, o Club Atlético Boca Juniors e Club Atlético River Plate.

A disputa entre os dois times é conhecido como o Super Clássico do Futebol Argentino, e cada confronto futebol paralisa o país. Estas partidos atraem atenção de jornalistas do mundo inteiro, não só para o jogo em si, mas também para o show apresentado pelos torcedores nas arquibancadas antes e após o jogo.

Na cidade de Buenos Aires também existe o Clube Atlético Argentino Juniors, equpe pela qual jogou, pela primeira vez como profissional, Diego Armando Maradona.

O estádio do Clube Atlético River Plate, que sediará a final da Copa América, foi o palco da final da Copa do Mundo de 1978.

Lugares Turísticos

Casa Rosada

A Casa Rosada é o principal cartão postal de Buenos Aires. O local é a sede do governo argentino, além de abrigar o Museu da Casa do Governo. A residência fica localizada na Plaza de Mayo, principal praça da capital.

Construída em 1594 e reconstruída diversas vezes, a Casa Rosada possui dois andares e uma miscelânea arquitetônica. A cor rosada é uma homenagem aos partidos que protagonizaram a Guerra Civil: o brancos dos Unitários e o vermelho dos Federativos. Já o museu foi fundado em 1957.

Cemitério da Recoleta

É o famoso cemitério do bairro da Recoleta, onde estão enterradas importantes figuras, como Eva Perón. Além das importantes figuras, o cemitério é famoso por suas lápides trabalhadas como se fossem obras de arte. Foi construído no ano de 1732 e, até hoje, é o mais famoso cemitério argentino.

Reserva Ecológica de Buenos Aires - Costanera Sur

Trata-se de um parque de 350 hectares de espaço verde, localizado às margens do Rio da Prata. O local, originariamente, serviria como ponto de urbanização da cidade. No entanto, o projeto foi abandonado e o local transformou-se em um enorme parque. Além de todo o verde e o contato com o rio, o parque serve como observatório para os admiradores de pássaros.
A entrada no local é grátis, e o parque fica aberto das 8h às 19h.

Teatro Colón

O Teatro Colón é um dos teatros de ópera mais importantes do mundo, por seu tamanho, acústico e trajetória. Por sua operação acústica, é considerado um dos cinco mais importantes do mundo. Passou por um processo de reformulação em 2006, encerrando-se em 24 de maio de 2010, como parte dos festejos do bicentenário da independência argentina. Foi inaugurado em 25 de maio de 1908, e ocupa um espaço de 8200 metros quadrados, com uma superfície total de 58 mil metros quadrados. Tem capacidade para 2487 espectadores sentados ou 4 mil de pé.

Jardim Botânico Carlos Thays

Localizado próximo aos bosques do bairro de Palermo, o Jardim Botânico de Buenos Aires foi inaugurado em 7 de setembro de 1898 com um espaço de 69.722 metros quadrados. No local, existem mais de 5.500 espécies de vegetais, além de 33 esculturas espalhadas pelo parque. O local ainda conta com a Escola Municipal de Jardinaria e a Biblioteca Botânica, com 1000 livros e mais de 10.000 publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...