SANTA FE, Cidade-sede da Copa América Argentina 2011


Apresentação

Santa Fé é a capital da província do mesmo nome, localizada na Argentina. Com uma população de 369.589, a cidade está situada a 19 m acima do nível do mar. Situada no centro-leste da Argentina, Santa Fé é limitada pelo rio Salado, a lagoa Setúbal e por canais que ligam a cidade ao Porto de Santa Fé. A província, por sua vez, é limitada pelas províncias de Corrientes e Entre Ríos (à leste), Chaco e Sargento del Estero (à norte), Córdoba (à oeste) e Buenos Aires (ao sul).


Santa Fé é famosa por ter sido o local em que a Constituição Argentina foi assinada em 1853.

História

Santa Fe foi fundada em 15 de novembro de 1573 por Juan de Garay junto a um grupo de “criollos” vindos de Assunção, Paraguai. O local tornou-se uma principal via de acesso, tanto fluvial quanto terrestre, entre o Paraguai e o Rio da Prata. Em 1651, a cidade teve sua localização modificada devido a erosões dos cânions da região. No século XX, 300 anos depois da mudança de local, foi fundada na antiga sede da cidade um Museu Arqueológico comemorativo.

Futebol em Santa Fe

Santa Fe é uma província em que o futebol é um esporte que paralisa seus habitantes. Inúmeras equipes representam a província no campo profissional, sendo as mais representativa do o Club Atlético Colón, Club Atlético Newell´s Old Boys, o Club Atlético Rosario Central e o Club Atlético Unión.

Atualmente dois clubes jogam a primeira divisão do futebol, o Club Atlético Colón e o Club Newells Old Boys. Quatro instituições estão jogando na segunda e três na terceira divisão.

Os clássicos da província são entre Colón e Unión e entre Newell's e Rosario Central. Ambos os jogos são eventos dignos de serem vistos pelo colorido e pela paixão da torcida nas arquibancadas.

O Club Atlético Newell's Old Boys é uma equipe pela qual passaram dois grandes ícones do futebol mundial: Diego Armando Maradona e Lionel Messi, ambos na divisão de base.

O Club Atlético Rosario Central foi campeão da Copa CONMEBOL em 1995.

Lugares Turisticos

Rua San Martín

Trata-se da rua mais tradicional da cidade. São sete quadras com opções comercias. São mais 200 estabelecimentos, incluindo bancos, casas de jogos, farmácias, bares, cafés, restaurantes, loja de roupas, perfumarias, etc. É o centro vital e ponto de encontro da cidade.

Teatro Municipal 1° de Mayo

É o teatro mais importante da cidade de Santa Fé. O local surgiu como iniciativa municipal para a criação de uma casa adequada para a tradição teatral da cidade. Tem estilo arquitetônico que remete ao período de Luís XV. Tem imagens alegóricas à dança e música em sua fachada. Em seu interior, o destaque é para o anel de lona pintado por Nazareno Orlandi. Tem três salas: uma maior com 800 pessoas; a sala Leopoldo Marechal, como capacidade para 250 pessoas e a terceira, utilizada para ensaios de balé. Existe também um museu no interior, contando a história do teatro.

Zoológico

Ao norte de Santa Fé, encontra-se o zoológico, contando com mais de 100 espécies de animais silvestres da região, sessenta aves, trinta mamíferos e cerca de uma dúzia de répteis.
O parque é densamente arborizado, com numerosas espécies devidamente identificadas.

Museu Provincial Rosa Galisteo de Rodríguez

Nasceu por iniciativa do Dr. Martín Rodríguez Galisteo, político e soldado da cavalaria argentina. Começou a construir o museu em 1918, que quatro anos depois seria vendido ao Estado. É composto por uma biblioteca e um museu contendo mais de mil obras de arte em pintura, desenho, gravura e escultura, de artistas argentinos, norte-americanos e europeus. Na biblioteca, há um vasto acervo de livros de arte e arquitetura. O museu tem 28 salas de exposição, um grande salão de conferências e concertos, uma sala audiovisual e uma sala didática.

Hipódromo de Las Flores

Fundado em 1918, o hipódromo de Santa Fé foi ganhando uma lugar de privilégio dentro do mapa turístico da cidade. Dentro da programação do local, está o clássico Carlos Pellegrini, uma competição entre gerações de 2400 metros. No local, também, há um centro de cavalos, uma atração permanente com os animais vindos de Buenos Aires e outros hipódromos da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...