Eliminatórias para 2014 começam com Montserrat e Belize

Getty Imagens

Publicado em 13/06/2011 - FIFA.com

As eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014 começarão na cidade de Malabar, em Trinidad e Tobago, no próximo dia 15 de junho de 2011, quando Montserrat enfrenta Belize no Estádio Ato Boldon, em Couva. O encontro dará início ao torneio de futebol mais longo do mundo, no qual nada menos do que 832 partidas devem ser jogadas em todas as seis confederações. A competição servirá para determinar os 31 países, entre os 203 participantes, que lutarão ao lado do Brasil — já classificado por ser o anfitrião — pelo troféu mais cobiçado do mundo do futebol entre junho e julho de 2014. Butão, Guam, Mauritânia e Brunei não se inscreveram.

As rodadas preliminares do torneio classificatório serão disputadas nos meses de junho e julho na zona da América do Norte, América Central e Caribe e também na Ásia. A seguir, 180 federações de cinco regiões — Ásia, África, América do Norte, América Central e Caribe, Oceania e Europa — participarão do sorteio preliminar no próximo dia 30 de julho, que será realizado às 15 horas do Rio de Janeiro. Não haverá sorteio para a América do Sul, onde a fase de classificação será disputada em um sistema de pontos corridos seguindo o calendário de jogos da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Para obter mais informações sobre a forma de disputa, visite http://pt.fifa.com/worldcup/preliminaries/index.html. Para os sorteios continentais, será usado o Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola do dia 27 de julho de 2011. A exceção é a CONCACAF, que já utilizou a classificação de março de 2011 para a primeira rodada de competição preliminar da região. Não houve mudanças em relação à distribuição de vagas no Brasil 2014. Como confirmado pelo Comitê Executivo da FIFA no início de março, a Europa terá 13 vagas e a África receberá 5.

Tanto a América do Sul quanto a Ásia ficarão com 4,5 cada uma. A região da América do Norte, América Central e Caribe terá 3,5 e a Oceania classificará uma equipe para a disputa de play-off valendo vaga no Mundial. Já a maneira de definir os adversários das repescagens entre as confederações foi alterada. Esses cruzamentos serão determinados em um sorteio a ser realizado durante a coletiva de imprensa que acontecerá após o encontro do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no Rio de Janeiro, no próximo dia 29 de julho.

Durante as eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2010, cerca de 20 milhões de pessoas foram aos estádios — uma média de quase 23 mil por jogo —, estabelecendo um novo recorde de público para a competição preliminar do Mundial. O líder disparado nesse critério foi o México, cujas partidas em casa atraíram quase 735 mil torcedores — cerca de 82 mil por jogo. Por sua vez, a campanha da classificação da Inglaterra foi acompanhada por 80 mil pessoas em cada encontro. No total, 5.602 jogadores atuaram nessas partidas, que também tiveram a participação de 310 árbitros e 650 assistentes.

Para que ninguém perca nenhum detalhe da movimentação, o FIFA.com oferecerá uma cobertura global durante toda a competição, desde os jogos preliminares das eliminatórias até a final do Mundial, em julho de 2014, dando às torcidas de todo o mundo um serviço completo em tempo real. Todas as partidas poderão ser acompanhadas ao vivo e a cobertura fornecerá desde informações básicas até uma apresentação completa pelo MatchCast, com comentários, estatísticas e fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...