No apagar das luzes, Brasil empata e se mantém vivo na Copa América

Foto: Divulgação/SE

Time de Mano Menezes perdia por 2 a 1 até os 44 minutos do segundo tempo

Marcos Paulo Lima - Correio Braziliense
Paulo Galvão - Estado de Minas

09/07/2011
Enviados especiais

Córdoba – Ainda não foi dessa vez que a Seleção Brasileira venceu um jogo oficial sob o comando de Mano Menezes. Na tarde deste sábado, empatou por 2 a 2 com o Paraguai, no Estádio Mário Kempes. Assim, soma 2 pontos no Grupo B da Copa América da Argentina – na estreia, havia ficado na igualdade sem gols com a Venezuela. Para garantir a classificação às quartas de final, precisará vencer o Equador, quarta-feira, novamente em Córdoba.

Até lá, Mano Menezes terá muito trabalho. Contra os paraguaios, surpreendeu ao colocar o armador Jádson no lugar do atacante Robinho, mudando o esquema dos 4-3-3 para o 4-4-2. A alteração deixou a equipe verde-amarela mais consistente, o que não impediu o adversário de começar melhor a partida. Tanto que logo aos 2 min Néstor Ortigoza “achou” Roque Santa Cruz livre na área, mas o atacante chutou por cima.

Isso deveu a um certo nervosismo do Brasil, que começou com dificuldades para criar jogadas. A não ser algumas tentativas individuais, como fez Neynmar aos 10min, perdendo a bola ao encarar dois marcadores.

Mas aos 18min a estrela de Mano Menezes deu mostas que iria brilhar. Jádson enfiou bola perfeita para Alexandre Pato na área, o atacante concluiu, mas Villa conseguiu desviar para escanteio.

Isso ficou comprovado aos 38min, quando Paulo Henrique Ganso acionou Jádson. O jogador retribuiu a confiança do chefe e acertou, com chute da entrada da área, o canto inferior direito do gol de Villar. Na comemoração, o atleta do Shakhtar Donestsk, da Ucrânia, correu, com a mão na orelha, em direção à torcida que havia gritado o nome de Lucas minutos antes.

Com a vantagem, o treinador brasileiro optou por tirar Jádson e colocar o volante Elano. Mas os paraguaios não se importaram e chegar ao empate aos 9min. Estigarribia avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para o meio. A zaga não cortou e Roque Santa Cruz, dentro da área, só tocou na saída de Júlio César.

E o Paraguai não parou por aí, virando a partida 11 minutos mais tarde. Haedo Valdez, que havia acabado de entrar, recebeu livre na área e chutou. A bola bateu em Júlio César, no próprio paraguaio e entrou.

Aos 37min os paraguaios poderiam ter matado o jogo. Vera entrou livre pela esquerda, mas errou na hora de tentar acionar Roque Santa Cruz, que estava livre na área. Como não o fez, sofreu o empate já no fim, aos 44min, quando Fred recebeu bom passe de Paulo Henrique Ganso e chutou sem chance para Villar.


Brasil 2 x 2 Paraguai

Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Lucas 24 do 2º), Jádson (Elano, intervalo) e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Neymar (Fred 36 do 2º)
Técnico: Mano Menezes

Paraguai
Villar; Darío Verón, Paulo da Silva, Alcaraz e Torres; Vera, Riveros (Vítor Cáceres 23 do 2º), Néstor Ortigoza e Estigarribia (Martínez 33 do 2º); Lucas Barrios (Haedo Valdez 11 do 2º) e Roque Santa Cruz
Técnico: Gerardo Martino

Competição: Copa América (2ª rodada da 1ª fase)
Estádio: Mário Kempes (Córdoba, Argentina)
Gols: Jádson 38 do 1º; Roque Santa Cruz 9, Haedo Valdez 21 e Fred 44 do 2º
Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia)
Assistentes: Humberto Clavijo (Colômbia) e Francisco Mondria (Chile)
Cartão amarelo: Jádson, Lucas bairros, Alexandre Pato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...