Messi responde com show, Argentina vence a Costa Rica e se classifica

Foto: Divulgação/ESPN
11/07/2011

por ESPN.com.br

A Argentina enfim desencantou na Copa América. Em noite inspirada de Lionel Messi, a seleção da casa venceu a Costa Rica por 3 a 0, chegou a cinco pontos no Grupo A e garantiu uma vaga nas quartas de final, evitando um vexame histórico no Estádio Mario Kempes, em Córdoba.

A seleção argentina entrou em campo nesta segunda-feira sob olhares desconfiados. Nas duas primeiras partidas, empates sem brilho contra Bolívia e Colômbia. Era preciso dar uma resposta aos críticos – e os comandados de Sérgio Batista responderam.

Lionel Messi, melhor jogador do mundo nas duas últimas temporadas e favorito a ganhar o prêmio da Fifa pela terceira vez neste ano, começou o jogo pressionado. O camisa 10 argentino foi apontado como culpado pelas atuações ruins nas primeiras rodadas. A torcida a imprensa do país criticaram nos últimos dias até o fato de Messi não cantar o hino.

Nesta segunda, Messi não cantou o hino. Mas, quando a partida começou, o comportamento do camisa 10 foi outro. Desde o início, ele mandou no jogo, comandando as ações ofensivas. Driblhando, chutando e, sobretudo, colocando os companheiros na cara do gol.

Durante quase todo o primeiro tempo, porém, a bola não entrava. Higuaín, Di María e Aguero perdiam as chances criadas por Messi. O primeiro gol, aos 46 minutos, surgiu em uma jogada de sorte – Gago chutou de fora da área, e Aguero aproveitou rebote do goleiro para marcar.

No segundo tempo, Messi continuou a dar seu show. E, em dois de seus lançamentos, a Argentina consolidou o placar. Primeiro, em ótimo passe para Aguero, aos 7 minutos; depois, com bola na medida para Di Maria, aos 18, marcar o terceiro gol.

O próximo adversário da Argentina será o segundo colocado do Grupo C, que pode ser o Uruguai, que entrou na competição como favorito e também empatou duas vezes nas primeiras rodadas. Peru, México e Chile também podem entrar no caminho dos argentinos.

O jogo

Muito pressionado pela imprensa, Sergio Batista fez três mudanças na equipe titular: Di María, Higuaín e Agüero entraram nos lugares de Carlitos Tevez, Lavezzi e Cambiasso. Apesar da insatisfação demonstrada por alguns torcedores após os dois decepcionantes empates nas primeiras rodadas do torneio, o apoio foi incondicional no estádio Mario Alberto Kempes.

Desde o começo do jogo, os anfitriões foram ao ataque. Até que o primeiro gol saísse, no entanto, faltava tranquilidade. Higuaín, substituto do ídolo Tevez, foi a maior vítima do nervosismo. Ele teve pelo menos quatro oportunidades na etapa inicial e não aproveitou.

O lance mais perigoso antes do primeiro gol ser anotado veio com Burdisso, que cabeceou após cobrança de escanteio e acertou o travessão, aos 25 minutos. A espera durou até os 46 minutos, quando Gago chutou da entrada da área, Moreira rebateu e Agüero pegou o rebote para estufar a rede. O sufoco chegava ao fim.

No segundo tempo, os argentinos se soltaram e as jogadas passaram a sair com naturalidade. Logo aos sete minutos, Messi encontrou Agüero em boas condições e o atacante bateu cruzado para ampliar.

O futebol de Messi, aos poucos, começava a aparecer. Aos 16 minutos, Higuaín recebeu um presente e perdeu mais uma chance. Dois minutos depois, quem recebeu foi Dí Maria. Ele invadiu a área pela esquerda, bateu cruzado e não desperdiçou: 3 a 0.

Com a vitória garantida, Sergio Batista passou a fazer mudanças. Aos 34 minutos, tirou o azarado Higuaín e colocou Pastore em seu lugar. Ao mesmo tempo, Biglia ganhou a vaga de Dí Maria. Cinco minutos mais tarde, as vaias mais insistentes da noite: Lavezzi, que foi mal nas duas primeiras partidas, foi hostilizado ao entrar no lugar do aplaudido Agüero. Parte da torcida chegou a gritar o nome de Carlitos Tevez.

Aos 40 minutos, Lavezzi teve a chance de se redimir. Pela esquerda, como em quase todas as chegadas de perigo dos argentinos, ele recebeu em boas condições e bateu cruzado, na trave.

FICHA TÉCNICA:

ARGENTINA 3 x 0 COSTA RICA

Local: Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina)
Data: 11 de julho de 2011, segunda-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Chacón (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Luis Sanchez (Venezuela)
Cartões Amarelos: Milito, Zanetti, Biglia e Lavezzi (Argentina); Calvo e Oscar Duarte (Costa Rica)

Gols:

ARGENTINA: Agüero, aos 46 minutos do primeiro tempo e aos sete do segundo tempo, e Di María, aos 18 minutos do segundo tempo.

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Burdisso, Gabriel Milito e Zanetti; Mascherano, Gago e Messi; Aguero (Lavezzi), Higuaín (Pastore) e Di Maria (Biglia)
Técnico: Sergio Batista

COSTA RICA: Moreira; Acosta, Salvatierra e Calvo (Brenes); Duarte, Leal, Cubero, Elizondo (Valle), Mora; Campbell e Martínez (Madrigal)
Técnico: Ricardo Lavolpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...