Vasco segura o Coritiba e fatura título inédito da Copa do Brasil

Festa do Vasco com a taça da Copa do Brasil: festa vascaína no Couto Pereira (Foto: Fábio Rubinato/AE/AE)


08/06/2011

Da redação

O grito de campeão que estava preso na garganta há oito anos finalmente saiu nesta quarta-feira. O Vasco, que não faturava um título desde o Carioca de 2003, perdeu o jogo para o bravo Coritiba por 3 a 2, em um “incendiado” Couto Pereira. Mas por conta da vitória de 1 a 0 em São Januário, o Gigante conquistou o título inédito da Copa do Brasil pelos gols feitos fora de casa. Agora, a próxima estação do Trem Bala é a Libertadores da América 2012.

A torcida do Vasco, a que viajou até Curitiba e a restante espalhada pelo Brasil, voltará a ver o time disputando o título sul-americano após 10 anos de espera. Depois das taças de 1948 e 1998, o Gigante vai em busca da terceira conquista continental. Mas a derrota por um gol de diferença hoje, que valeu o troféu, veio depois de muita luta em campo.

O Coritiba mostrou porque foi a sensação da temporada até agora, e a torcida Coxa Branca transformou o estádio em um caldeirão verde e branco, mas ficou a um gol do título, que seria inédito também no Alto da Glória. O time de Marcelo Oliveira, que levou um time que acaba de sair da Série B a uma final de Copa do Brasil, pressionou, mas o Vasco conseguiu segurar o adversário e sua correria.

A taça agora viaja até o Rio de Janeiro, onde o time do Vasco será recebido com trio elétrico, carreata e muita festa, que deve se estender, no mínimo, até sábado, quando o clube apresenta o ídolo Juninho Pernambucano na partida contra o Figueirense, em São Januário.

O Vasco, que tanto sentiu a falta de Éder Luis no primeiro jogo, fez valer a importância que dá ao atacante. Pelas pontas, o jogador foi a “locomotiva” do time, sempre pronto a desafogar quando os comandados de Marcelo Oliveira pressionavam. Éder deu o passe para o primeiro gol, de Alecsandro, e marcou o segundo, em falha de Edson Bastos, fazendo toda a diferença em uma das partidas mais disputas no ano. Talvez a melhor da temporada.

Bill, Davi e Willian marcaram os gols do Coxa, que saiu de campo ovacionado pela torcida, em reconhecimento da bela atuação do time. A equipe pressionou do início até o apito final, mas não chegou ao quarto gol que daria o título. Esse, vai para a sala de troféus de São Januário. Mais um para a vasta coleção vascaína.

A batalha

Depois do 1 a 0 em casa, na semana passada, o Vasco sonhava com um gol logo no início para aumentar a pressão do Coritiba, que precisava vencer para ficar com o título. E o sonho se tornou realidade aos 11 minutos de jogo. Justamente quando o Coxa dominava e jogava melhor, Éder Luis recebeu passe perfeito de Diego Souza, entrou na área e serviu Alecsandro, que só teve o trabalho de colocar para dentro. Agora, o Coritiba precisava de três...

Atrás, Marcelo Oliveira decidiu mudar ainda no primeiro tempo. O técnico desfez o esquema com três volantes, tirou Marcos Paulo e colocou Leonardo aos 28 minutos. Deu certo. A pressão do Coxa aumentou e o Vasco se limitava a trocar passes, para gastar o tempo. Mas era muito cedo.

No minuto seguinte, Bill aproveitou trapalhada da defesa do Vasco e, de cabeça, deixou tudo igual. O gol animou a torcida. No campo, o time respondeu e seguiu em cima do Vasco, cada vez mais nervoso. Até que, aos 44, Davi aproveitou rebote para virar o jogo e deixar o Coxa a um gol da taça.

Na etapa final, a história do primeiro tempo se repetiu. Coxa dominando e o Vasco tocando a bola, em busca do momento ideal para o bote. A chance não saiu num contra-ataque, mas em um lance de perseverança. Éder Luis acreditou que poderia vencer Edson Bastos de longe e ganhou, de presente, um frango do goleiro. Tudo igual aos 12 minutos e Vasco ainda mais do título.

Mas o Gigante insistiu em tocar a bola para tentar fazer o tempo passar. O Coritiba precisava de mais dois e foi atrás. Talvez mais rápido do que imaginavam os torcedores do Coxa, Willian fez um golaço, um dos mais bonitos da Copa do Brasil, e colocou o time da cada de novo na frente aos 21 minutos. Muito jogo pela frente e mais emoção.

Jogo vira "guerra"

O que era, até então, um ótimo jogo de futebol, ganhou ares épicos, digno de grandes batalhas. De um lado, um time visivelmente cansado, mas que tinha raça suficiente para segurar o placar que lhe daria o título. Do outro, a equipe da casa, empurrada pela torcida, o tempo todo no ataque.

Faltava ao Coxa, porém, conseguiu finalizar com qualidade para vencer Fernando Prass. E a cada erro no ataque coritibano, o Vasco armava um contra-ataque perigoso, sempre com Éder Luis, pronto para levar o time ao ataque – na maioria das vezes, sozinho.

No Coritiba, Marcos Aurélio, que não jogava há 45 dias, tentava fazer valer as esperanças depositadas nele. Felipe, cansado, saiu para dar lugar a Jumar. Diego Souza, em noite pouco inspirada – a não ser pelo passe no primeiro gol – também deixou o gramado para a entrada de Bernardo.

Com jogadores mais descansados, o jogo entrou em ritmo alucinante. E a cada minuto, a partida virava um ataque contra defesa. No banco de reservas do Vasco, alguns nem queriam ver o jogo.

Até que, aos 50 minutos, o árbitro acabou com o sofrimento de quase 90 minutos e o Vasco comemorou o título. Nada perto de uma espera de oito anos para gritar de novo: é campeão!

FICHA TÉCNICA

CORITIBA (3)
Edson Bastos, Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho, 14'/2ºT); Willian, Léo Gago (Marcos Aurélio, 15'/2ºT), Marcos Paulo (Leonardo, 28'/1ºT), Rafinha e Davi; Bill - Técnico: Marcelo Oliveira

VASCO (2)
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe (Jumar, 33'/2T) e Diego Souza (Bernardo, 33'/2ºT); Eder Luis e Alecsandro - Técnico: Ricardo Gomes

GOLS: Alecsandro, 11'/1°T (0-1); Bill, 29'/1ºT (1-1); Davi, 44'/1ºT (1-2); Eder Luis, 12'/2ºT (2-2); Willian, 21'/2ºT (3-2)

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 8/6/2011 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola (Fifa/SP). Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Cartões amarelos: Léo Gago, Bill, Leonardo (CTB); Eder Luis, Eduardo Costa, Felipe, Jumar (VAS)

eBand Esporte - Copa do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...