ÑANDÚ, O MASCOTE DA COPA AMÉRICA ARGENTINA 2011


O Ñandú comum (Rhea americana) é uma ave voadora que pertence à família dos reids ou Rheidae também pode ser chamada de avestruz americana. É encontrada exclusivamente na América do Sul.

Pertence à ordem dos Struthioniformes, a mesma ordem do avestruz, a ema, o casuario e as extintas moas. Trata-se de uma ave corredora, incapaz de voar, que se adapta principalmente nas planícies, apesar de algumas subespécies se encontrarem em zonas de parques quase selvagens e outras se encontram em regiões bastante montanhosas ou, em todo caso, de planaltos.


Por seu aspectos semelhante a um avestruz ainda se usa o nome que, no século XVI, os espanhóis utilizaram: “avestruz (então: “avestruz indiana e logo “avestruz americana”). A palavra ñandú deriva do guarani e significa aranha, muito provavelmente por um conjunto de relações metafóricas: a plumagem do ñandú lembra o das aranhas peludas da bacia amazônica. Outros nomes pelos quais é conhecido são “quéchua”, “suri” (ou surí) e “mapudungun” ou “araucano”, ema (que em castelhano é chamado de cheuque – choik´e), denominação que parece vir da região patagônica.

Os filhotes de ñandú são chamados de “charitos” e os ñandús jovens (aos quais se atribui grande imperícia) são chamados de charavones ou charabones. Na atualizade, a denomincação “ñandú” abarca tanto a esta espécia como à Pterocnemía pennata.

Tem uma altura que chega a alcançar 150 cm, com pernas desenvolvidas e adaptadas à corrida, que terminam em três dedos, largo pescoço e asas, inúteis para o vôo. A cabeça, pequena e de cor cinzenta, é dotada de um bico forte, deprimido e largo na base. De cor negra no pescoço e peito, e cinzento no resto do corpo.
São chamativas as suas largas patas, semelhante à das aranhas do tipo tarântula ou migala, em especial o ñandú pode lembrar remotamente uma gigantesca aranha quando está dormindo.

O ñandú é poligâmico, andando em grupos com um macho entre 2 e 12 fêmeas. O macho constrói um ninho em que as fêmeas depositam os ovos, enquanto o macho é responsável por chocá-los. Apesar de ser uma ave muito pacífica, torna-se repentinamente perigosa enquanto está chocando.

É onívoro: come sementes, grãos, frutos, insetos, rãs e répteis, pequenos mamíferos e pássaros bebês.

Porque é chamado assim?

Como foi mencionado anteriormente, as denominações possíveis para um ñandú pequeno são Chatito e Surí.
Apesar do primeiro nome ser simpático, cremos que SURI tem uma conotação geográfica implícita que deveria ser aproveitada.

Incluindo materiais explicativos que reiteram a origem do nome, também temos incorporado à cultura por meio de um elemento muito nosso, muito nativo.

Criado o estilo, agora será possível iniciar a etapa de resolução de gestos e movimentos, estabelecendo uma animação típica, caras de raiva, alegria, dando indicações, gritando gol, sua forma de caminhar para buscar transformá-lo em um futebolista, etc.

CA2011.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...